Análise Económico-Financeira de Empresas

ENQUADRAMENTO

Com o recente e acelerado desenvolvimento das tecnologias, dos mercados, dos produtos financeiros, das formas de gestão e da diversidade de actividades empresariais, já não basta o conhecimento genérico do negócio, e dos intervenientes deste para poder realizar uma adequada interpretação acerca da "saúde" económico-financeira de uma empresa.
 
Com o auxílio da contabilidade, a organização da informação em mapas específi cos, permite, mediante o recurso a determinados cálculos, indicadores e raciocínios, realizar uma análise bastante mais rigorosa que nos pode elucidar acerca da capacidade económica da empresa, da estrutura financeira e dos fluxos de recebimentos/pagamentos.
 
Tal análise conduz a uma leitura profunda do estado e evolução da empresa, que é particularmente útil quando se pretende financiar (por exemplo, cedendo crédito), investir (por exemplo, via Capital de Risco), adquirir ou vender (como através de LBO, M&A's), comparar (análise sectorial), ou simplesmente conhecer melhor uma empresa.
 
O objectivo deste curso é trabalhar estes conceitos de forma a aperfeiçoar, reciclar e desenvolver as competências necessárias para realizar tais análises.

DESTINATÁRIOS

Directores e quadros dos Departamentos Financeiros, Contabilidade e Controlo de Gestão, Comerciais e Gabinetes de Apoio Empresas;
Quadros técnicos responsáveis pela Análise de Produtos e Avaliação de Empresas. Gerentes e Gestores de Contas de Empresas.

PROGRAMA

1. Recolha de Dados Económico-Financeiros
2. Análise Financeira a Curto Prazo
3. Análise Financeira a Médio e Longo Prazo
4. Análise Económica
5. Conclusões da Análise Económico-Financeira

DURAÇÃO

18 horas

METODOLOGIA

Disponível em:
 - Presencial

ÁREA TEMÁTICA

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE EMPRESAS

CONTACTOS

  • Teresa Corales (Presencial)
Presencial