Mercado Monetário e Cambial

ENQUADRAMENTO

O Instituto de Formação Bancária procurando acompanhar a evolução dos Mercados Financeiros, criou uma oferta formativa actualizada que lhe permite dar a conhecer um dos segmentos mais importantes dos Mercados Financeiros que é o Mercado Monetário e Cambial.

Os Mercados Monetários nos últimos anos, têm passado por várias alterações e pelo aparecimento de novos produtos na sala de mercados que devido à sua importância justificam por si só a realização deste Curso.

Quando falamos em sala de mercados, não podemos deixar de incluir a organização e funcionamento do Mercado Cambial e a sua interligação aos Mercados Monetários com apoio da informação oferecida directamente pela Reuters.

Tendo em conta os temas abordados e a oportunidade de partilha de informação, com aspectos práticos, o Curso permite desenvolver conhecimentos e aperfeiçoar competências, nomeadamente:

- Conhecimento da Política Monetária e a sua interligação com os Mercados Financeiros;

- Funcionamento do Mercado Monetário e dos seus diversos produtos;

- Identificação das principais operações cambiais e os instrumentos de cobertura de risco;

- Interligação dos vários segmentos do Mercado Financeiro.

DESTINATÁRIOS

Quadros intermédios e técnicos da Área Internacional, Comercial, Auditoria, gerentes e subgerentes, gestores de conta e operadores do Mercado Monetário e de Capitais.

PROGRAMAS

1. Introdução – Conceitos Gerais do Mercado Financeiro

2. Mercados Monetários

 2.1.  Política Monetária
 2.2.  Mercado Monetário na Zona Euro
 2.3.  Mercado Monetário de Moeda Estrangeira
 2.4.  Depo/Loans
 2.5.  Repo's e Hot Money
 2.6.  Bilhetes do Tesouro
 2.7.  Papel Comercial
 2.8.  Forward Rate
 2.9.  FRA's
 2.10.  Swap's
 2.11.  Caps and Floors

3. Mercado Cambial
 3.1. Organização e Funcionamento do Mercado Cambial
 3.2. Mercado Cambial à Vista (Spot Market)
 3.3. Mercado Cambial a Prazo (Forward Market)
 3.4. Swap's Cambiais

4. Instrumentos Derivados do Mercado Cambial
 4.1. Opções Cambiais

5. Conclusão – Ligação entre os Vários 
 Segmentos do Mercado Financeiro
 

DURAÇÃO

12 horas

METODOLOGIA

Disponível em:
 - Presencial

ÁREA TEMÁTICA

MERCADOS FINANCEIROS

CONTACTOS

  • Teresa Corales (Presencial)
Presencial